terça-feira, 13 de novembro de 2012

Mente Humana


                                                                                                                      Betânia Lopes

Em meio às maravilhas da natureza, cada ser possui sua defesa, seguindo o lema natural ‘’A vida é dos mais fortes’’. Alguns contem  chifres, garras, força, velocidade...
Contudo existe uma defesa diferencial a qual tem a capacidade de ser fascinante e perigosa ao mesmo tempo. Quem é ela? Mente humana. Nós seres humanos somos dotados de uma inteligência surpreendedora a qual faz de nós quem somos. Ela (mente humana) como todas as coisas, se for usada de maneira ciente, pode nos promover grandes benefícios, porém usada de maneira tola provoca desastres.
 O que seria de nossa espécie sem nosso raciocínio?Provavelmente estaríamos em extinção, seríamos seres indefesos submetidos aos perigos de nosso redor. Porém a defesa que temos é melhor do que qualquer uma já vista, pois temos o privilégio de raciocinar, o que faz com que dominemos a natureza. Ao contrario dos que nascem com suas defesas, nós a construímos de acordo com nossas necessidades. Podendo descer nas profundezas dos mares, sermos mais rápidos do que qualquer um e voar ultrapassando o horizonte até chegar ao espaço.
Através de nossa mente, passamos a ter sentimentos. Muitos cometem o erro ao dizer que o coração é responsável pelo amar. Na verdade tudo esta interligado ao nosso cérebro, ele é o nosso eu. A verdade é tanta que; Se uma pessoa saudável passa a sofrer distúrbios mentais ela deixa de ser ela. Não literalmente, mas perde a razão, não responde por seus atos, como se fosse outro ser.
Porém muitas das vezes nosso racional (capacidade de raciocinar), nos leva a sermos piores do que seres irracionais, nos levando a sermos tão ‘’animais’’ quanto eles.
Mas... O que leva um ser humano a torturar, roubar, ferir, matar uma pessoa? Seria trauma, incompreensão, falta de amor? Acredito que nenhuma das alternativas citadas seja a correta. Muitos tentam se argumentar dizendo ‘’Foi sem querer’’ ou ‘’Estava fora de mim’’. Acreditando que as responsabilidades de seus atos não lhes pertencem.
Nascemos em carta branca, sem conhecermos o que é certo e errado. Dotados de uma memória limpa, pronta para armazenar o que lhe for passado, desta forma arquivamos o que passa diante de nossos olhos e ouvidos independentemente de serem coisas boas ou ruins. Aí que mora o grande perigo, o que esse pequeno ser passa a escutar e ter contato é o que ele provavelmente se transformará na fase adulta, pois ele vem ao mundo apenas fisicamente pronto, porém mentalmente é sob a influencia da sociedade.                                                                                                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário